Um Sistema de Gestão de Direitos Digitais é um sistema para fazer cumprir os direitos dos proprietários de mídia digital, software ou dispositivos. O sistema controla o uso do material protegido, limitando o número de vezes que uma música pode ser tocada ou limitando o número de cópias feitas. A proteção de conteúdo DRM, identifica a fonte ou proprietário do material ou impede a transferência de material de um dispositivo para outro.
Índice:
- Proteção de Conteúdo DRM e Significado da Criptografia DRM
- Funcionamento do DRM em Navegadores e Dispositivos
- Principais Provedores de Provedores de DRM
- O que é Conteúdo de Vídeo Protegido por DRM e Streaming?
- Como proteger um arquivo de vídeo com DRM?
- Por que é necessário VdoCipher para proteção de conteúdo com DRM?
- Exemplos de Conteúdo Protegido por DRM
- Quais são os Benefícios do Conteúdo Protegido por DRM?
- Perguntas Frequentes
Em outras palavras, a Gestão de Direitos Digitais (DRM) refere-se às medidas tecnológicas de proteção utilizadas para prevenir o acesso não autorizado, a cópia, o uso e a distribuição da mídia digital e informações protegidas por direitos autorais. Vários produtos e serviços empregam DRM para proteger direitos autorais e direitos relacionados. Está presente em aplicativos de vídeo, áudio, E-books, software digital, videogames e televisão digital.
Explore Mais ✅
A VdoCipher capacita mais de 3000 criadores de cursos, organizadores de eventos e emissoras com streaming de vídeo protegido por DRM, garantindo uma reprodução suave em mais de 120 países.
Proteção de Conteúdo DRM e Significado de Criptografia DRM
O termo Proteção de Conteúdo DRM refere-se a vários processos diferentes usados para controlar o uso de mídia digital, software ou dispositivos projetados para impedir a duplicação ou o uso não autorizado do material protegido. Alguns dos processos incluídos são:
Gerenciamento de Direitos Digitais (DRM): Refere-se a uma gama de tecnologias usadas para aplicar os direitos dos proprietários de mídia digital, principalmente no que diz respeito ao uso de material protegido por direitos autorais. Por exemplo, a proteção de conteúdo DRM assegura que o material protegido seja reproduzido apenas em dispositivos específicos ou controla a transferência do material protegido de um dispositivo para outro. A forma como o DRM funciona geralmente depende do tipo de conteúdo e da plataforma de distribuição. No entanto, mesmo quando esses fatores são os mesmos, dois provedores de conteúdo podem usar métodos diferentes com base no nível de restrições que desejam aplicar.
Criptografia DRMProcesso de codificação do material protegido de uma forma que o torna ilegível sem a chave correta. Por exemplo, material criptografado usando o processo de Gerenciamento de Direitos Digitais (DRM) pode exigir que um computador ou dispositivo seja registrado para receber a chave de descriptografia. A principal razão da criação do DRM foi proteger os interesses do detentor dos direitos autorais. Quando você compra um arquivo protegido por cópia, você não está realmente comprando o arquivo em si, mas sim uma licença para usar o arquivo. Esta licença é mantida em um banco de dados em um Servidor DRM , e é esse banco de dados que a criptografia DRM protege.
O funcionamento do DRM em Navegadores e Dispositivos
A proteção DRM trabalha junto com a criptografia: os vídeos são primeiro criptografados e a chave de criptografia é escondida no CDM (módulo de descriptografia de conteúdo) ou em uma proteção respaldada por hardware.
Cada vez que um usuário clica no botão de play, uma solicitação de licença é criada, verificada pelo servidor DRM e enviada de volta ao player. Após o player enviar a chave de licença para o módulo DRM, o conteúdo DRM é descriptografado e enviado para o player em partes.
Em navegadores como Chrome e Firefox, o Google Widevine CDM é integrado por padrão, garantindo uma experiência de usuário fluida em sites que requerem DRM. O Google Widevine CDM opera dentro de um ambiente sandbox, melhorando a segurança e a privacidade do usuário. Os usuários são notificados do uso do CDM e têm a opção de desativá-lo, embora isso possa prejudicar a funcionalidade em certos sites.
Em Android e iOS/Safari, a reprodução de conteúdo DRM é facilitada por uma estrutura DRM que utiliza proteção respaldada por hardware para proteger conteúdo premium e credenciais de usuário. Essas estruturas permitem que dispositivos Android e Apple suportem várias tecnologias DRM, garantindo que o conteúdo protegido possa ser transmitido e reproduzido com segurança. A proteção de conteúdo fornecida pela estrutura DRM depende das capacidades de segurança e proteção de conteúdo da plataforma de hardware subjacente. Por exemplo, o nível de segurança L1 oferece segurança máxima em comparação com dispositivos compatíveis com o nível L3.
Principais Provedores de Fornecedores de DRM
Uma proteção típica de conteúdo DRM consiste em multi DRM, estes diferentes DRMs atendem a diferentes dispositivos e navegadores. Os principais são:
- Solução Google Widevine DRM:Ele é compatível com Desktop/Laptop (Windows, Mac, Linux) Chrome, Firefox, Edge. Android Chrome, Edge, Android TV, Android TV, Chromecast.
- Solução Apple Fairplay DRM:Ele é compatível com Mac Safari, IOS Safari, App IOS
- Solução DRM Microsoft PlayReady:Ele dá suporte ao Edge no Windows. O Windows Edge também é suportado pelo Google Widevine, então o Playready não é uma necessidade absoluta.
O que é Conteúdo de Vídeo e Streaming Protegido por DRM?
Conteúdo de vídeo protegido por DRM está disponível apenas para pessoas que têm o direito de acessá-lo. Um arquivo de vídeo protegido por Criptografia DRM não estará mais acessível a qualquer pessoa. DRM protege o arquivo de vídeo ao garantir que o conteúdo seja armazenado e transmitido em um formato criptografado para que somente usuários e dispositivos autorizados possam acessá-lo. Multi-DRM Esquemas criptografam e empacotam o conteúdo de vídeo antes de transmiti-lo para melhorar a compatibilidade com dispositivos. Quando um usuário tenta reproduzir um vídeo, o reprodutor de vídeo solicita uma chave do servidor de licenças. Antes de emitir uma resposta de licença com uma chave de descriptografia, o servidor verifica a autorização do usuário e do dispositivo. Finalmente, o reprodutor descriptografa e reproduz o conteúdo para o usuário.
Como Proteger um Arquivo de Vídeo com DRM?
Quando carregamos conteúdo de vídeo em sites ou lançamos conteúdo premium em plataformas online, uma grande preocupação é a segurança do conteúdo. Existem chances de que alguém possa baixar e usar o conteúdo de vídeo indevidamente, se não estiver protegido ou seguro. Além disso, existem vários métodos disponíveis para proteger o conteúdo digital de modo que ninguém possa copiar ou baixar o conteúdo sem autorização e usá-lo indevidamente. Uma dessas maneiras é implementar DRM ou Gestão de Direitos Digitais para proteger um arquivo de vídeo. Abaixo está um mecanismo de Workflow de DRM.
Fonte: Enviar ou transferir arquivos de vídeo para armazenamento em nuvem, como AWS S3.
CodificaçãoO arquivo de vídeo de entrada é empacotado e codificado em Transmissão de Taxa de Bits Adaptável (ABR) formatos como HLS ou MPEG-DASH.
CriptografiaO arquivo de vídeo é criptografado com chaves digitais fornecidas pelo provedor de Licença DRM durante o processo de criptografia.
ArmazenamentoOs arquivos de vídeo são transferidos para uma Content Delivery Network (CDN), como o Amazon CloudFront.
AutenticaçãoO player de vídeo faz uma solicitação de autenticação do servidor DRM para garantir a validade da licença.
ReproduçãoUma vez autenticado, o reprodutor de vídeo desbloqueia o vídeo e permite a reprodução do vídeo.
Por que precisar do VdoCipher para a Proteção de Conteúdo com DRM?
Configurar todo o fluxo de trabalho descrito anteriormente é uma tarefa tediosa. É por isso que apenas algumas empresas de mídia equipadas com tecnologia, como VdoCipher fornece o pacote completo para os usuários finais. O pacote atende a todos os seus requisitos de upload através de FTP ou até mesmo por meio de links diretos do Vimeo, etc. Bem, fazer upload é fácil, mas o que vai paralelamente, como codificação, criptografia, distribuição global e armazenamento, e autenticação via provedor de licenças são difíceis de implementar. Para isso, a VdoCipher fez tudo para você, incluindo a reprodução e a integração com Google Widevine DRM & Apple FairPlay DRM para o suporte mais amplo de dispositivos e navegadores.
Portanto, seja você um provedor de soluções de eLearning ou alguém cujos vídeos são preciosos e a pirataria não pode ser tolerada, a VdoCipher é a melhor escolha para você. Você pode verificar os preços deles para encontrar o plano acessível de acordo com sua necessidade. Como regra geral, quanto maior o consumo, menor será a cobrança por unidade.
VdoCipher capacita criadores de cursos, organizadores de eventos e emissoras com soluções especializadas de DRM múltiplo, garantindo reprodução suave globalmente.
Exemplos de Conteúdo Protegido por DRM
Qualquer transmissão online é um excelente exemplo de conteúdo protegido por DRM. As plataformas online usam DRM para proteger seu conteúdo antes de lançá-lo na internet.
Aqui estão alguns exemplos de conteúdo protegido por DRM:
- Transmissão de Vídeo Online: Os usuários transmitem conteúdo online através de um navegador ou aplicativo. Aqui, cada visualização é validada por meio do servidor de licenças. Qualquer vídeo transmitido via DRM não pode ser baixado nem gravado na tela na maioria dos casos.
- Video games: Sempre que você compra um jogo de uma loja online, em vez de comprar o jogo, você está basicamente comprando a licença para jogar esse jogo no seu dispositivo. Sempre que você compra um jogo na Steam, PSN ou na Nintendo store, você obtém uma licença para baixar e jogar esse jogo que é adicionado à sua conta. Essa licença permite que você baixe o jogo sempre que quiser.
- Transmissão de áudio: DRM no caso da transmissão de áudio funciona de maneira muito similar à da transmissão de vídeo. DRM garante que qualquer áudio transmitido através do respectivo reprodutor de música não possa ser baixado.
Quais são os Benefícios do Conteúdo Protegido por DRM?
O DRM permite que os criadores de conteúdo decidam o que deve ser feito com seu conteúdo, e oferece muitas vantagens, tais como:
- Proteção contra qualquer perda de receita devido à pirataria
- Restringe qualquer acesso não autorizado ao conteúdo.
- Impede qualquer pirataria do conteúdo
- Fornece um nível extra de segurança ao conteúdo
Existem vários dispositivos e navegadores principais que suportam DRM. Um dos DRMs mais amplamente utilizados é o Google Widevine e o Apple Fairplay.
Perguntas Frequentes
O que é um Servidor DRM?
Um servidor DRM é um banco de dados que armazena informações sobre os arquivos licenciados para você. Um servidor DRM hospeda-se em um servidor na Internet ou em um banco de dados local no seu computador. O servidor DRM é criptografado por Criptografia DRM.
Qual é a diferença entre DRM e a aplicação de direitos autorais?
O direito autoral restringe quem pode distribuir mídia, enquanto Software DRM restringe como os usuários acessam a mídia protegida. O direito autoral oferece vantagem contra a distribuição ilegal. Isso significa que as maiores plataformas de distribuição já devem aderir às exigências dos grandes editores, estúdios e empresas de software.
Como os navegadores da web suportam o streaming de vídeo protegido por DRM?
O consumo de streaming de vídeo protegido por DRM é feito usando Smart Reprodutor de mídia HTML5 O reprodutor utiliza a API Encrypted Media Extensions (EME) para permitir a reprodução do conteúdo protegido.
Supercharge Your Business with Videos
At VdoCipher we maintain the strongest content protection for videos. We also deliver the best viewer experience with brand friendly customisations. We'd love to hear from you, and help boost your video streaming business.
My expertise focuses on DRM encryption, CDN technologies, and streamlining marketing campaigns to drive engagement and growth. At VdoCipher, I’ve significantly enhanced digital experiences and contributed to in-depth technical discussions in the eLearning, Media, and Security sectors, showcasing a commitment to innovation and excellence in the digital landscape.