A tecnologia de gestão de direitos digitais (DRM) é usada para proteger o conteúdo digital. A tecnologia DRM ajuda a controlar a forma como os usuários podem acessar e usar determinado conteúdo digital. Por exemplo, DRM é capaz de restringir qual parcela de um documento digital pode ser impressa ou impedir que os usuários façam cópias dele ou o compartilhem. À medida que cada vez mais dispositivos entram no mercado, os proprietários, distribuidores e consumidores de conteúdo buscam um nível mais alto de controle, segurança e interoperabilidade. Isso levou ao desenvolvimento das plataformas DRM. No passado, quando a pirataria não tinha barreiras, as empresas eram obrigadas a pensar em formas de conter os danos causados por ela. Conforme o entretenimento digital se expande, a necessidade por uma plataforma DRM padronizada também cresce. Os consumidores procuram uma experiência consistente entre dispositivos e a indústria que produz o conteúdo está em busca de uma plataforma unificada que aprimore a interoperabilidade e ofereça um ambiente seguro.
Índice:
- A importância de DRM
- O que são plataformas DRM
- Recursos de boas plataformas DRM
- Como uma plataforma DRM costuma funcionar?
- A importância das plataformas DRM para produtores de OTT e e-learning
- Tecnologias DRM
- Plataforma DRM VdoCipher
- Perguntas frequentes
A importância de DRM
A importância de DRM está em sua capacidade de ajudar os criadores e distribuidores de conteúdo a controlar a forma como seu conteúdo digital é usado. DRM pode ajudar os criadores e distribuidores de conteúdo a proteger sua propriedade intelectual e prevenir o acesso não autorizado ao seu conteúdo. Além disso, DRM também pode auxiliar os criadores e distribuidores de conteúdo a gerar receitas a partir de seu conteúdo digital.
Por exemplo, no caso do download de uma música ou filme digital, é comum que exista uma limitação do que você pode ou não fazer com o conteúdo adquirido. A gestão de direitos digitais assegura que você não realize ações como copiar a música, compartilhá-la com outras pessoas ou até mesmo reproduzi-la em todos os seus dispositivos. DRM também está presente em muitos outros produtos. Por exemplo, ao comprar uma impressora DRM, ela não poderá ser usada em outros computadores ou em conjunto com outras impressoras. As empresas que desenvolvem tecnologia DRM estão constantemente trabalhando em novas formas de proteger o conteúdo.
Explore mais ✅
VdoCipher ensures Secure Video Hosting with Hollywood Grade DRM Encryption
A VdoCipher ajuda mais de 2000 clientes em mais de 40 países a hospedar seus vídeos com segurança, ajudando-os a aumentar suas receitas de vídeo.
O que são plataformas DRM?
Plataformas DRM são importantes, porque elas permitem que as empresas protejam seu conteúdo digital contra o acesso e uso não autorizados. Plataformas DRM fornecem uma solução para que as empresas controlem a forma como seu conteúdo digital é usado e acessado, garantindo que apenas usuários autorizados tenham acesso a ele. Elas também podem ajudar as organizações a monitorar e administrar seu conteúdo digital, garantindo que ele seja usado em conformidade com suas políticas e procedimentos.
Plataformas DRM são importantes facilitadoras para o entretenimento digital. Essas plataformas permitem que os proprietários do conteúdo protejam seus ativos valiosos com a aplicação da tecnologia DRM. Elas também possibilitam que os proprietários do conteúdo vendam seus ativos em um ambiente controlado, usando um modelo de negócios específico. Por sua vez, os consumidores têm a certeza de que os ativos que estão comprando funcionarão em seus dispositivos, sem que precisem se preocupar com a pirataria.
Recursos de boas plataformas DRM
Existem muitas razões pelas quais as empresas precisam de plataformas DRM. Uma delas é proteger seu conteúdo digital contra a pirataria. Outra razão é controlar a forma como seu conteúdo digital é usado e distribuído. Plataformas DRM permitem que empresas definam regras e restrições quanto à forma como seu conteúdo digital pode ser usado. Isso possibilita que essas organizações controlem a maneira como seu conteúdo é usado e distribuído, garantindo que apenas usuários autorizados possam acessá-lo e utilizá-lo.
- Modelo seguro de armazenamento e distribuição de chaves
- Integração facilitada com seus aplicativos e sites
- Suporte para múltiplas plataformas
- Multi-DRM
- Transmissão de conteúdo segura
- Modelo de licenciamento flexível
- Atualizações on-line
- Escalável
- Interface de usuário personalizável e intuitiva
- Atendimento ao cliente
Como uma plataforma DRM costuma funcionar?
Existem três componentes básicos nas plataformas DRM: criptografia, gestão de licença e reprodutor compatível com DRM.
Criptografia – As tecnologias DRM usam criptografia para proteger o conteúdo antes ou durante a transmissão, download ou demais transferências. O codificador criptografa os arquivos com chaves de mídia de um ou mais provedores de DRM.
Gestão de licença – Plataformas DRM devem gerenciar a solicitação e a emissão de licenças. Algumas delas também incorporam controladores de domínio, administrando múltiplos dispositivos do usuário, que podem reproduzir o conteúdo com uma única licença, e servidores de medição, capazes de monitorar o uso de dados e o número total de reproduções para a definição dos royalties.
Reprodutor compatível com DRM – Um reprodutor compatível com DRM se comunica com a plataforma DRM e aplica todas as restrições de reprodução relacionadas a um software ou hardware. Ocorre uma rápida mudança de DRM baseada em plugin para DRM baseada em navegador, em que a DRM deve ser integrada ao navegador por meio de extensões de origem de mídia (MSE) e extensões de mídia criptografada (EME).
Um fluxo de trabalho de DRM inclui codificação, empacotamento, servidor de licenças e reprodução. Antes que a transmissão de um vídeo seja iniciada, o conteúdo de vídeo é criptografado e empacotado, geralmente usando múltiplos esquemas DRM para oferecer compatibilidade com diversos dispositivos. Do outro lado, quando um espectador tenta reproduzir o vídeo, o reprodutor solicita uma chave de licença de um servidor de licenças. Neste momento, o servidor determina se o espectador e o dispositivo de reprodução têm a devida autorização, emitindo uma resposta de licença com uma chave de descriptografia. Usando esta chave de descriptografia, o reprodutor exibe o vídeo ao espectador.
A importância das plataformas DRM para produtores de OTT e e-learning
As plataformas DRM são importantes para os provedores de conteúdo OTT e de e-learning, porque elas ajudam a proteger o conteúdo transmitido. Ao usar uma plataforma DRM, os provedores de conteúdo OTT e de e-learning podem se assegurar de que somente usuários autorizados serão capazes de acessar seu conteúdo e que ele não será copiado ou redistribuído sem permissão. Isso ajuda a prevenir a pirataria e a garantir que os provedores de vídeos possam continuar oferecendo conteúdo de alta qualidade aos seus assinantes.
Diferentes tipos de conteúdo são distribuídos em plataformas OTT, como filmes, séries, animes, conteúdo original, entre outros. A distribuição desse conteúdo audiovisual está sujeita a diferentes direitos autorais e demais direitos relacionados. A maioria do conteúdo OTT não é criptografada.
Da mesma forma, as plataformas de e-learning precisam que seu conteúdo seja distribuído exclusivamente para os clientes autorizados. Isso pode ser feito com facilidade com uma camada de criptografia DRM oferecida pelas plataformas DRM.
No que diz respeito ao conteúdo audiovisual, as grandes plataformas que o distribuem e monetizam são Netflix, Amazon, Apple e Google. Essas empresas usam ou desenvolvem suas próprias plataformas DRM e sistemas de criptografia para controlar e administrar seu conteúdo.
Tecnologias DRM
DRM Widevine
Widevine do Google oferece tecnologia DRM de nível hollywoodiano com suporte nativo a uma ampla gama de dispositivos e navegadores, como Google Chrome, Android, Chromecast e muito mais. Widevine é capaz de entregar conteúdo premium protegido com a mais alta qualidade ao maior número de dispositivos. A solução suporta diversos esquemas de criptografia e segurança de hardware para restringir o acesso dos clientes ao conteúdo de vídeo distribuído, de acordo com as regras definidas por seu proprietário.
A plataforma DRM Widevine usa soluções sem royalties baseadas em padrões de criptografia, streaming adaptativo, transporte e software de reprodução. Ela também inclui ferramentas gratuitas e de código aberto para preparação de conteúdo e reprodução de mídia, possibilitando maior abertura e inovação em cada nível.
Quando um espectador envia uma solicitação de transmissão de vídeo, o CDM Widevine recebe a solicitação do respectivo provedor de conteúdo. Em seguida, o CDM usa as informações do método de criptografia para gerar uma solicitação de licença para o servidor de licenças Widevine. O servidor envia a licença de volta, que contém as chaves de conteúdo. Então, o CDM usa essas chaves para descriptografar o conteúdo, possibilitando assim que o usuário possa assisti-lo.
FairPlay da Apple
FairPlay da Apple é uma tecnologia de gestão de direitos digitais (DRM) desenvolvida pela Apple Inc. Ela é incorporada ao software multimídia QuickTime e usada em dispositivos e aplicativos do iPhone, iPod, iTunes e Apple TV. FairPlay possibilita que iTunes e QuickTime reproduzam arquivos AAC (Advanced Audio Coding) e MPEG-4 baixados na iTunes Store e demais fontes.
Com FairPlay, os arquivos AAC e MPEG-4 são criptografados com uma chave específica. Quando esses arquivos são reproduzidos em um dispositivo autorizado, a chave é usada para descriptografá-los. Isso permite que a Apple tenha controle sobre seu uso e previna cópias não autorizadas. FairPlay também envolve a configuração de um módulo de segurança de chave (KSM) dentro de uma estrutura de servidor de chaves já existente. Sempre que um arquivo com o conteúdo é criptografado, uma chave é criada e armazenada no banco de dados das chaves. O conteúdo protegido por FairPlay é suportado pelo Safari no OS X, iPhones, iPads e Apple TVs.
Plataforma DRM VdoCipher
VdoCipher oferece soluções de streaming de vídeo seguro para empresas de mídia e educação, ajudando-as a disponibilizar conteúdo premium em seu site e aplicativo móvel com segurança e funcionalidades de nível hollywoodiano. Temos uma parceria direta com o Google para a licença da DRM Widevine. Abaixo, estão listados os principais recursos de segurança que a VdoCipher oferece aos seus clientes.
Prevenção contra downloads ilegais e bloqueio de captura de tela – Isso é feito com o suporte para multi-DRM. Por ser uma parceira licenciada do Google e da Apple, a VdoCipher é capaz de oferecer proteção em todos os dispositivos e navegadores Android, Windows e Apple.
Lista de permissão e bloqueio baseada em IP e geolocalização com a DRM Widevine – Personalização ilimitada usando configuração baseada em JSON. A configuração CIDR possibilita restringir redes ISP específicas. A melhor parte é o seu aninhamento quase infinito.
Restrições de qualidade com base no nível de segurança do dispositivo – Nossa DRM multiplataforma usa o máximo de recursos de segurança disponíveis em um dispositivo. Por exemplo, a DRM Widevine oferece três níveis de segurança: L1, L2 e L3, sendo que os dispositivos L1 são os mais seguros. Você pode especificar quais são os requisitos de dispositivo como parte do licenciamento DRM.
Restrição de aluguel para arquivos off-line – Os espectadores podem fazer o download da versão criptografada do vídeo em seus dispositivos Android, iOS ou Chrome. Ao especificar a duração do aluguel, é possível fazer com que o vídeo expire em um determinado momento. Nosso SDK do Android também permite gerenciar os downloads e as reproduções de vídeos off-line.
Restrições de tempo de sessão – Para conteúdos sensíveis, nossas APIs multi-DRM permitem configurar a duração da sessão de reprodução durante a geração da licença.
Licenciamento e autenticação no back-end – Autenticação no back-end baseada em OTP para proteger vídeos contra plugins de download.
Transferência de vídeo criptografado por DRM – Toda a transmissão do vídeo é criptografada usando uma chave privada com um mecanismo de troca oculto, por meio da DRM Widevine do Google e DRM FairPlay da Apple, para todas as plataformas. Para ter segurança total, a transferência do conteúdo ocorre por meio de uma URL única em vez de fornecer acesso direto ao arquivo de vídeo. O conteúdo de vídeo é transferido em partes para otimizar a transmissão.
Perguntas frequentes
Como funciona a DRM?
A DRM usa diversas tecnologias para proteger o conteúdo digital, incluindo marca d’água, criptografia e autenticação. Quando um usuário tenta acessar o conteúdo protegido, o sistema DRM verifica se ele possui o direito de acesso ao conteúdo e, só então, o descriptografa.
O que é autenticação no back-end baseada em OTP?
Autenticação no back-end baseada em OTP é um sistema em que os usuários são autenticados usando uma senha de uso único (OTP), que é gerada por um servidor de autenticação. Este tipo de autenticação costuma ser empregado em conjunto com outras formas de autenticação, como nome de usuário e senha ou autenticação biométrica.
O que é um servidor de licenças?
Servidor de licenças é o back-end da configuração DRM. Ele cria, modifica e revoga licenças de conteúdo e usuário. Servidores de licenças podem ser desenvolvidos internamente ou ser integrados com soluções de terceiros.
O que é uma licença DRM?
Licença DRM é um conjunto de regras de criptografia e utilização definidas pelos criadores de conteúdo para impedir a distribuição não autorizada e ilegal de suas obras digitais.
Supercharge Your Business with Videos
At VdoCipher we maintain the strongest content protection for videos. We also deliver the best viewer experience with brand friendly customisations. We'd love to hear from you, and help boost your video streaming business.
Product Marketing Specialist, VdoCipher.