Plataformas empresariais de vídeo são aquelas que oferecem soluções que atendem às necessidades únicas de gerenciamento de conteúdo de vídeo e comunicação de uma organização.
Essas plataformas de vídeo são usadas para atender às demandas de transmissão de vídeo em ambientes empresariais (comunicação interna de colaboradores, comunicação externa com clientes, treinamento de colaboradores, aprendizado corporativo, biblioteca de conteúdo de vídeo, integração, reuniões all-hands, assembleias, webinars, suporte ao cliente etc.).
Uma plataforma empresarial de vídeo (PEV) disponibiliza um software empresarial de vídeo que pode ser hospedado na nuvem ou implementado localmente.
Além de oferecer essas soluções empresariais de vídeo que uma organização pode usar em suas operações de negócios diárias, uma plataforma empresarial de vídeo também deve garantir a segurança dos dados e integração facilitada com a infraestrutura de TI da empresa.
Além do uso dentro das organizações, os vídeos também são uma forma de atingir não apenas os colaboradores, como clientes em potencial ou já existentes.
Observando o crescimento do mercado e o cenário atual da pandemia, é esperado que o mercado empresarial de vídeo cresça de US$16,4 bilhões em 2020 para US$25,6 bilhões em 2025.
Os principais fatores por trás desse crescimento são os requisitos organizacionais de melhoria da eficiência operacional e produtividade dos colaboradores, as necessidades da empresa para se conectar com maior eficácia aos colaboradores, clientes e usuários remotos espalhados ao redor do mundo, e o rápido aumento na adoção da comunicação por vídeo.
Como elas se diferem de plataformas gratuitas de vídeo como o YouTube?
Plataformas de vídeo como o YouTube costumam ser usadas para compartilhar conteúdo globalmente. O YouTube disponibiliza uma solução para que os usuários publiquem e distribuam vídeos aos dispositivos conectados à internet ao redor do mundo inteiro. Essas plataformas não foram criadas para solucionar um problema específico das empresas ou atender às necessidades comerciais de uma organização.
Além disso, quando uma empresa ou organização compartilha um vídeo nessas plataformas, elas perdem o direito sobre seu próprio conteúdo.
Plataformas como o YouTube podem estar bloqueadas em determinadas regiões do mundo. Por exemplo, o YouTube é bloqueado na China. Além disso, muitas organizações bloqueiam o acesso interno às plataformas on-line como o YouTube, para aumentar a produtividade da força de trabalho, tentando mantê-la distante de distrações.
O suporte técnico de uma plataforma como o YouTube pode ser lento, devido ao número gigantesco de usuários, o que faz com que seja difícil endereçar e resolver todos os problemas com pontualidade.
Para combater os problemas destacados acima e contar com uma solução completa que atenda aos seus requisitos comerciais, as organizações usam os serviços de uma plataforma empresarial de vídeo. Idealmente, uma organização deve procurar os recursos abaixo em uma plataforma empresarial de vídeo.
Segurança
O conteúdo compartilhado em plataformas como o YouTube tem como foco a facilidade de ser assistido ao redor do mundo. É por esse motivo que os vídeos hospedados no YouTube e em plataformas similares não são seguros. Os vídeos públicos, assim como os privados, podem ser facilmente baixados, usando hacks e ferramentas populares.
Ao contrário do YouTube e plataformas similares, os vídeos hospedados em plataformas empresariais de vídeo apresentam conteúdo sensível de uma organização e não devem ser compartilhados publicamente na internet.
Empresas buscam diversos recursos, como transmissão de vídeo criptografado, DRM de vídeo (Digital Rights Management ou Gestão de Direitos Digitais, em português), restrições de IP, marca d’água dinâmica, entre outros, como parte do pacote de soluções destinado a proteger seu conteúdo de vídeo.
Personalização e marca no reprodutor
O reprodutor oferecido por plataformas não empresariais de vídeo não é personalizável. Por exemplo, a marca do YouTube está sempre presente no reprodutor e não pode ser removida/alterada. Plataformas empresariais de vídeo oferecem opções de personalização do reprodutor, além de disponibilizar diversos temas e botões capazes de tornar a experiência do espectador ainda mais interativa.
Anúncios e sugestões podem distrair os usuários
O YouTube e outras plataformas não empresariais de vídeo tendem a exibir anúncios e isso pode causar muita distração nos usuários. Além disso, ao final de um vídeo, o reprodutor mostra sugestões irrelevantes, nas quais os espectadores acabam clicando. Quando você percebe, o usuário já deixou seu vídeo/site. As plataformas empresariais de vídeo eliminam esse problema e oferecem uma experiência de visualização pura e sem anúncios.
Análise aprimorada e por usuário
Análises de dados são muito úteis às organizações. Elas ajudam a mensurar o sucesso do conteúdo de vídeo e avaliar e otimizar seu ROI.
A análise de dados desempenha um papel importante na descoberta de tendências e padrões relacionados à experiência e engajamento do espectador.
Ela também oferece detalhes a respeito do usuário, informando se ele assistiu ao conteúdo alocado e desempenhou a ação solicitada.
Usando CTAs para conduzir o comportamento do usuário (questionário, pesquisa, formulário etc.)
CTA (call-to-action) desempenha um papel importante em uma boa plataforma empresarial de vídeo. Esse recurso é usado para direcionar o usuário às próximas etapas, tanto durante quanto ao término do vídeo. Ele permite que o criador do vídeo insira questionários, formulários, pesquisas e demais ferramentas em diversas posições. Um CTA também pode ser usado para redirecionar o usuário a uma página específica.
APIs de vídeo facilitam a sua vida
APIs e SDKs são recursos importantes que ajudam uma organização a configurar, com facilidade, a tecnologia das plataformas empresariais de vídeo em seus serviços (sites e aplicativos) já existentes, proporcionando integrações personalizadas.
Painel de controle para gerenciar vídeos
As plataformas que oferecem solução empresarial de vídeo costumam disponibilizar um painel de controle, possibilitando que o usuário gerencie o conteúdo de vídeo de acordo com sua necessidade. Ele pode organizar os vídeos em pastas, criar playlists, gerenciar a data de expiração do vídeo e definir o acesso dos usuários.
Suporte
Boas plataformas empresariais de vídeo disponibilizam suporte técnico rápido e eficiente aos clientes. Como os serviços relacionados aos vídeos são uma parte importante no funcionamento diário de uma organização, o suporte técnico é um fator fundamental na escolha de uma plataforma empresarial de vídeo.
Principais plataformas empresariais de vídeo
Abaixo está a lista das seis principais plataformas empresariais de vídeo do mercado.
1- VdoCipher
VdoCipher oferece soluções empresariais de vídeo para organizações, ajudando-as a entregar o conteúdo de seu site/aplicativo de forma mais segura e estável.
Uma combinação de criptografia DRM (Digital Rights Management ou Gestão de Direitos Digitais, em português) de padrão hollywoodiano, bloqueio de captura de tela em aplicativos móveis, marca d’água dinâmica específica para o espectador e recursos de restrição de domínio garante que os vídeos não possam ser baixados ou compartilhados ilegalmente fora da plataforma.
VdoCipher permite que organizações integrem suas plataformas existentes aos seus serviços e as ajuda a reproduzir seu conteúdo de vídeo em seu site/aplicativo de forma mais segura e estável.
O pacote completo inclui hospedagem em servidor CDN global, reprodutor de vídeo HTML5 inteligente, análise de dados detalhada, painel de controle e APIs para gerenciar os vídeos. VdoCipher atende a mais de duas mil empresas em mais de 40 países.
2- IBM Cloud Video
IBM Cloud Video é uma plataforma de vídeo on-line que oferece soluções empresariais de vídeo para serviços de transmissão de ponta a ponta. Ela possibilita transmissão de conteúdo gravado, bem como de conteúdo ao vivo.
O serviço oferece hospedagem de vídeo, transcodificação, transmissão ao vivo, conversão de fala em texto automatizada e análise de dados – tudo em uma plataforma de vídeo na nuvem. Também é disponibilizado um painel de controle para que administradores gerenciem o conteúdo.
A solução também apresenta multi CDN para reprodução estável e sem erros.
3- Qumu
Qumu é outra plataforma empresarial de vídeo que oferece diversas opções de plataformas de vídeo na nuvem, locais e híbridas, para que as organizações criem, gerenciem, protejam e distribuam conteúdo de vídeo ao vivo e sob demanda.
Os serviços da Qumu podem ser facilmente integrados às ferramentas de videoconferência e colaboração, incluindo Zoom, Slack, Skype for Business, Sharepoint, Jive, Yammer e Workplace from Facebook – bem como hardware de empresas como Polycom e Cisco.
A solução também oferece recursos como legendas automáticas ao vivo, traduções, transcrições, edições e publicação de legendas em seus vídeos assíncronos. Também há um recurso de análise avançada, que exibe dados de rede e utilização em tempo real.
4- Haivision
Haivision oferece soluções empresariais de vídeo por meio do protocolo de transmissão de vídeo SRT (Secure Reliable Transport ou Transporte Confiável Seguro, em português). Trata-se de um protocolo de transmissão de vídeo de código aberto desenvolvido pela própria Haivision. Ele possibilita que usuários entreguem vídeos em alta qualidade e realizem transmissões de vídeo com baixa latência de forma pública na internet, otimizando o desempenho da reprodução do vídeo em redes instáveis.
Outros recursos importantes oferecidos pela Haivision incluem ferramentas avançadas de edição, alta capacidade de gravação de vídeo, reprodução de transmissões ao vivo em multi-view e replay ao vivo.
5- Brightcove
O conjunto empresarial de vídeo da Brightcove oferece serviços para comunicação interna, treinamento em vídeo para colaboradores e transmissão empresarial de vídeo ao vivo.
O conjunto empresarial de vídeo da Brightcove permite que você crie e entregue comunicados por vídeo, para informar e educar seus colaboradores.
Outros recursos incluem streaming de multi-bitrate adaptativo, reprodutor responsivo, gerenciamento do reprodutor, entre outros. A segurança disponibilizada pela Brightcove oferece restrição de IP, tokenização de URL e autenticação única (SSO).
6- Microsoft Stream
Microsoft Stream é um software empresarial de vídeo que permite armazenamento, compartilhamento e colaboração de vídeo em sua plataforma. A Microsoft oferece essas soluções empresariais de vídeo por meio de aplicações robustas baseadas na nuvem, que podem ser usadas para armazenamento e gerenciamento de comunicações ao vivo, bem como para conteúdo de vídeo sob demanda (VOD).
Somente usuários com credenciais válidas do Microsoft 365 têm permissão para adicionar, organizar, compartilhar e visualizar conteúdo de vídeo no Stream.
Na Microsoft, os usuários do Stream têm acesso a diversos canais. Eles podem assistir aos vídeos e usá-los em diversos aplicativos e ferramentas oferecidos no Office 365.
Supercharge Your Business with Videos
At VdoCipher we maintain the strongest content protection for videos. We also deliver the best viewer experience with brand friendly customisations. We'd love to hear from you, and help boost your video streaming business.
Product Marketing Specialist, VdoCipher.